A renovação versus O conservadorismo – Em qual lado você está?

significado-fariseu-saduceu
Do filme: A Paixão de Cristo

Nessa semana ouvi a fala de Sérgio Groisman que me chamou muito a atenção, “Eu gosto de entrevistar os adolescentes, por que eles falam o que vem a cabeça.” A discussão estava em torno dos diferentes públicos de televisão. Para Groisman, os adolescentes são a possibilidade da quebra do previsível, do questionamento de toda a estrutura social.

Continuando a série de pequenas reflexões a partir de um versículo bíblico, neste momento, quero falar da dificuldade que temos de romper com o velho. Em todos os setores sociais temos esse problema, desde a política ao campo religioso. Quer um exemplo?

Diz a bíblia: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformada pela renovação do vosso entendimento, para que experimente qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2 Passe a perceber o quanto é difícil ser renovado de entendimento para a própria religião que declara em seus cultos tal texto. Mesmo aquela religião que se diz ser a do Novo Testamento, porém ela mesma não consegue romper com o espírito de Velho Testamento.

Contudo, essa questão de conservadorismo está por toda parte, temos pessoas que preferem estagnar em um relacionamento e sofrer, ao invés de se lançar à novidade do que pode ser a ausência dele; outras ainda preferem reclamar do trabalho, a tomar a atitude de mudá-lo. O velho nos condiciona sempre a repetições.

Minha amada professora de Língua Portuguesa me ensinou a ter medo de “saudosismos”, pois sempre estaremos apegados a um passado que talvez nos acomode, e não nos faça evoluir. Pensar nisso agora pode nos prevenir de ascensão social de pessoas como Bolsonaro e nos sensibilizar e lamentar um dos erros repetidos ainda neste século XXI, que é ter Donald Trump representante de uma nação.

Pensemos em nossa renovação individual, espiritual, familiar e não nos esqueçamos principalmente do social. A vida se apresentará muito mais interessante a partir disso! Boa semana.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s