Entre a Fé e a Expectativa

expectativas-que-machucam

Existe uma linha muito tênue entre a expectativa e a fé, e quando isso não é observado caímos em total frustração. Para evitar os desapontamentos, até temos o conhecido ditado: “Crie gatos, menos expectativas!”. Mas apesar de resultados dolorosos, essas expectativas nos fazem sentir vivos. Ter fé também é um dos ingredientes essências para a jornada existencial.

O grande problema da tenuidade desses dois elementos é a confusão que pode causar nas pessoas. Uma criança junta às mãos rezando por sua mãe que sofreu um acidente de carro e com isso ele tem expectativa, de que ela, ainda jovem, voltará para casa. Enquanto um rapaz, em sua fé, acredita que o destino tem lhe reservado uma mulher que lhe será a sua esposa.

Podemos cair no pensamento de que, no primeiro momento, ter fé é gerar expectativas. Porém, a fé chega ser mais do que isso, a fé é a tranquilidade, a certeza. E para a criança que estava com a mãe internada, apesar de toda a jovialidade dela, e do ambiente propiciar expectativas de que jovens não morrem. A expectativa falhou com o garoto.

O rapaz aguardava a sua noiva na igreja, ele tinha fé que ela iria aparecer. Contudo, nada aconteceu. A fé e a expectativa estavam com papéis trocados, e só o que poderia acontecer é dores mais agudas.

É, realmente, difícil lidar com expectativas e fé, de modo que, vivos com todas essas emoções, não queiramos morrer em algumas delas. Quando esgotamo-nos de frustrações, não resta mais sinceramente o que dizer, senão: “Ajuda a minha incredulidade!” E pessoas incrédulas são tão tristes quanto às pessoas que ainda preferem se permitir criar expectativas ou algum tipo de fé.

Minhas expectativas me feriram novamente, é hora de começar mais uma semana… Bora?

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s