A música “Aleluia” de Gabriela Rocha comparada ao de Leonard Cohen.

Capturar
Rufus Wainwright interpretando “Hallelujah” de Leonard Cohen

Tive que, literalmente, antes da escrita desse artigo rodear sobre a mesa e, com meus pensamentos, tentar entender o que me incomoda na música “Aleluia” de Gabriela Rocha quando comparado à música original “Hallelujah” de Leonard Cohen.

É uma situação comum no meio gospel, pegar melodias de músicas consideradas secular e fazer a reescrita para seu público. Contudo, a única reescrita que me incomoda é essa. E por um motivo: a composição de Cohen tem um viés histórico-bíblico.

“Hallelujah”, tema do filme Shrek, tem em seu conteúdo um rei perplexo e um juiz destruído declarando aleluias. A “Aleluia”, de Gabriela busca em sua letra o Teocentrismo, mas acaba caindo na fatalidade do antropocentrismo.

Em “Aleluia” de Gabriela Rocha:

“Pai EU quero te amar, tocar o teu coração” … “Mais perto eu quero estar Senhor” … “Quando lutas vierem me derrubar”.

O “eu” segue por todos os demais versos. Comparando à escrita de Cohen não há mudança quanto ao forte EU na letra. A grande diferença está na forma de conduzir esse ser que sou EU.

Em “Hallelujah” de Leonard Cohen:

“Eu conheço este quarto e já pisei este chão”… “Eu costumava viver sozinho antes de te conhecer”… “Vi sua bandeira no Arco do Mármore, o amor não é uma marcha vitoriosa, é um frio e triste aleluia”.

E aqui, meu grande descontentamento com a canção em português: A música original nunca terá espaço nas prateleiras do mercado gospel, pois trata de um Davi falido, Sansão derrotado e que em determinado momento até questiona: “Talvez haja um Deus lá em cima…” e gera aleluias em suas vidas.

Contudo, os versos de Gabriela retiram essas tensões e nos faz voltar a uma velha discussão: a santidade religiosa versus a vida de um ser humano.

POR WILKER DOS SANTOS

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s